Nesse domingo, 13 de junho, dia de Santo Antônio, o Grupo Raízes do Sul realizou a ação "Aquecendo a Ilha do Pavão", na Ilha do Pavão, no bairro Arquipélago, na saída de Porto Alegre em direção a BR 290. Nessa localidade temos o Projeto Ilha do Pavão coordenado pelo Professor Jean Sarará onde nosso irmão Pedro realiza aulas todas as terças feiras pela manhã. Nesse projeto atendemos pelo menos 20 crianças, que em sua maioria vivem em situação de risco ou negligência.
A principal atividade econômica do local é a reciclagem daquilo que chamamos de "lixo". Essa comunidade vive e convive com as situações mais adversas possíveis (alagamentos, falta de saneamento básico, taxa de natalidade altíssima, analfabetismo entre outras.)
Os moradores e principalmente as crianças vivem em condições precárias.Uma grande quantidade de lixo fica depositado nas vielas em frente as casas das famílias que em sua grande maioria vivem da reciclagem. Quando chove boa parte desse lixo acaba contaminando ruas e vielas ondem as crianças brincam. A convivência diária com essas condições acaba fazendo com que essas crianças não tenham cuidados básicos de higiene. Muitas também devido a condição de extrema pobreza não tem ao menos um par de tênis e mesmo nesse frio andam descalças ou de chinelos. Nesse ambiente essas crianças crescem e se desenvolvem, muitas vezes negligenciadas pelas famílias, convivendo com a marginalidade, o descaso e a falta de condições básicas.
Nos últimos 45 dias mobilizamos a família Raízes em todos locais em que atuamos (escolas infantis, colégios, Casa Verde e em nossas casas com as nossas famílias) para arrecadar roupas e calçados principalmente infantis para distribuição na Ilha do Pavão. O resultado superou nossas expectativas. É óbvio que isso foi muito pouco perto do que eles precisam, mas mesmo assim foi muito satisfatório poder ver essas crianças saírem felizes da vida com a roda de capoeira e com roupas e calçados para elas e suas famílias.
O grupo Raízes do Sul está constantemente aberto a auxílio e apoio de qualquer tipo a esses núcleos onde desenvolve projetos de inclusão através dessa manifestação cultural brasileira chamada capoeira angola. Os projetos são desenvolvidos na Ilha do Pavão, Vila Passo Dorneles, Vila Planetário e também em São Leopoldo na Vila São Cristóvão.
clique na imagem para ver s fotos da AÇÃO.
![]() |
| AQUECENDO A ILHA DO PAVÃO |
Abaixo vídeo feito em abril na Ilha do Pavão
