CASA VERDE -- Rua José do Patrocínio 278 -- Cidade Baixa Porto Alegre - RS -- Contra-Mestre Jean Sarará 982448824 e Indiana 991414710 ... HORÁRIOS= MANHÃ: Terças e Quintas: 8:30 ás 9:30 TARDE: Segunda a Sexta: 18:30 às 19:30 NOITE: Segunda a Quinta: 20hs as 21:30 Aulas para crianças Quartas: 9:30 as 10:30 Aulas para INICIANTES,TERCEIRA IDADE e para CRIANÇAS.

sábado, 25 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL E ANO NOVO TAMBÉM !!!



Pois é, família, amigos, amigas, alunos, pais, parceiros e todos que fazem parte de uma forma ou de outra dessa nossa construção que busca preservar essa manifestação tão linda e de grande valor. Mais um ano está acabando, momento esse em que refletimos sobre os acontecimentos, atitudes e de tudo que passamos em 2010.
Para nós da família Raízes do Sul, esse foi um ano muito importante de grandes realizações.
Foi nesse ano que iniciamos o nosso trabalho em um novo espaço, a CASA VERDE, espaço esse que tornou-se o Quilombo do Grupo Raízes do Sul. AXÉ CASA VERDE!


Foi nesse ano que nosso irmão Roger pôde se libertar das correntes do sistema que lhe prendiam e pôde se dedicar exclusivamente a essa cultura popular, com a missão de educar e transformar a vida de muitas crianças e adolescentes. Uma grande força que recebemos desse irmão tão comprometido com nossos projetos e nossa irmandade. AXÉ MONITOR ROGER!

Também em 2010 pudemos receber novos "irmãos" nessa irmandade, pessoas essas que se identificaram com a identidade de nosso grupo e que vêm contribuindo muito positivamente para o crescimento do mesmo. AXÉ FAMÍLIA!


Nesse ano pudemos confirmar e reafirmar a qualidade do trabalho de nosso professor Jean Sarará iniciando novos projetos e mantendo outros (Morro da Cruz, Colégio Aplicação, Escolinhas etc), além de ser o Coordenador dos Projetos Sociais do Raízes do Sul. AXÉ PROF. JEAN SARARÁ!!!



Nesse ano com muito trabalho e dedicação pudemos nos organizar para trazer pela segunda vez com uma imensa alegria e felicidade nosso queridíssimo amigo Mestre Raimundo Dias, uma pessoa muito importante e querida por todos nós, com quem aprendemos a cada dia mais e mais com sua simplicidade, educação, seriedade e amizade. AXÉ MESTRE RAIMUNDO

Também nesse ano através de suas visitas pudemos conviver um pouco mais com Mestre Kunta Kintê, o principal responsável por nosso grupo existir hoje, já que teve que tomar uma decisão extremamente difícil há aproximadamente 11 anos atrás, reiniciando sua caminhada e busca. Dentro da capoeira angola, junto com nosso professor Jean Sarará reiniciaram esse projeto de vida de pesquisar, resgatar, preservar e divulgar essa manifestação brasileira. É através dessa resistência que hoje podemos ver esses frutos brotarem. Sabemos que todos somos elos que fazem com que essa corrente se torne cada vez mais fortes, mas agradecemos aqui do fundo do coração ao nosso Mestre e nosso Professor. AXÉ MESTRE KUNTA!!!
Foi o ano em que a Roda do Chafariz, principalmente através da resistência da Família Raízes do Sul e de outros capoeiras que de uma forma ou de outra também acabam fazendo parte dessa mesma família, pôde trazer alegria, cultura, conhecimento e ensinamentos para aqueles que dela participam e para aqueles que assistem também.

Tanta coisa aconteceu e temos certeza que 2011 será um ano melhor ainda. Será um ano de muita luta para alcançar nossos objetivos, mas para vencermos as batalhas e demandas que se apresentam é fundamental que todos participem ou continuem participando dessa construção ativamente. É verdade que cada um dá o que pode e principalmente o que quer no sentido dessa participação. Sendo assim é preciso que todos façamos uma reflexão do quanto a capoeira é importante nas nossas vidas e para as nossas vidas.
Ser CAPOEIRA não é somente saber jogar e saber tocar e cantar. É um estado de espírito e filosofia de vida. Todos conhecemos algum capoeirista que mesmo não estando em atividade há anos continua com aquela chama acesa dentro do coração. Ele não consegue ouvir o som do berimbau numa roda e passar em branco. O ritmo toca lá no fundo da alma. Já da vontade de sentar na roda, de cantar, de tocar e de jogar.
Independente da linha de cada um, angola ou regional, é preciso educação, camaradagem e amizade. Quando esse mesmo capoeira (de alma) vai pro jogo então... aí o transe começa. Naquele momento só o que existe é o jogo, o ritmo e a harmonia. A gente esquece das preocupações, dos problemas e ali, nos libertamos de tudo isso. Nos conectamos com uma energia, que só ali a gente encontra, dentro da roda.
Por outro lado tem também aquele capoeira que treina, que está em atividade, mas para ele a capoeira é atividade física, é treino, é moda etc. Esse, enquanto não se entregar de corpo e alma pra ela, a capoeira, nunca vai sentir ela na alma, mas só no corpo. Ele vê uma roda rolando, dá uma olhadinha de longe e passa reto, como se não conhecesse ela. Uns por vergonha, outros por receio de algum perigo acabam muitas vezes perdendo aquele momento único de aprendizado que se apresentou naquele instante, pois o capoeira aprende jogando, treinando, mas também muito olhando, vivendo, convivendo.
Volto a dizer e destacar. Cada um dá o que pode e o que quer.
Se você se enquadra no primeiro exemplo ou no segundo não importa a ninguém além de você mesmo. A cobrança deve vir de nós próprios, do nosso interior. Ninguém deve obrigar ninguém, mas quem toma conta tem que dar conta. A capoeira é como uma mãe... ela nos pode dar tudo: fé,coragem, amor, amizade, carinho, sabedoria, conhecimento, alegria, exemplos positivos e tantas outras coisas. Mas muitas vezes não valorizamos tudo isso que nossa mãe nos dá, pelo menos enquanto não estivermos maduros suficientes para receber isso.
Não podemos aqui deixar de lembrar e agradecer a Deus e ao grande mestre dos mestres: Jesus de Nazaré. Aquele irmão que nos ampara, nos guia e nos protege na nossa caminhada terrestre. Que nesse ano possamos estar em contato com todos os seres celestes que nos amparam pedindo e rogando não só por nós mas por todos aqueles que precisam dessa luz divina. Reafirmando nossa fé no nosso trabalho e nesse poder maior que tudo e que comanda o Universo.

Muita saúde, paz, harmonia, amor e alegria para todos são os votos da Família Raízes do Sul. Que nesse ano de 2011 todos possamos alcançar nossos objetivos.
AXÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário